Origem.

A história dos fóruns de imagens anônimos, também conhecidos como Imageboards ou Chans (De channels, ou  canais) começa em 1999. Hiroyuki Nishimura, um estudante japonês resolve criar um fórum, fórum tal que se tornaria o maior do mundo e inspirador de diversos imitadores, tantos falhos quanto vencedores. O 2channel inovou por só permitir postagem anônima e por ter diversas ferramentas que os fóruns baseados em BBS e outras tecnologias da época não utilizavam.  Logo depois seria fundado o Futaba Channel, ou apenas 2chan, o primeiro imageboard (fórum que permitia postar imagens salvas do computador) existente.

Hiroyuki Nishimura. Que pão.

Sociologia.

Retrato perfeito de um 2channer

Ambos os sites são habitados pelo melhor que o Japão tem a oferecer. E por melhor eu quero dizer: Otakus que não podem comprar produtos de limpeza ou comida decente mas podem gastar 100 mil ienes num figma de Lucky Star ou um Gundam de plástico, pessoas consideradas como tarados mesmo considerando os padões japoneses (Lembrem-se que eles foram os responsáveis por Tubgirl e diversas outras coisas horríveis encontradas em diversas outras mídias. Estou olhando pra você, Boku no Pico.)  e  pirados de extrema-direita que odeiam todas os Gaijins imundos e coreanos/chineses.

Memes (´∀`).
Os memes japoneses são tão bizarros quanto os seus criadores, e aqui está o porque.

Kikkoman, o homem molho de soja. Apenas um das centenas de personagens feitas em ASCII no chan, Kikkoman luta com os poderes do molho de soja contra comidas ruins e molhos estrangeiros. Eu não estou brincando.

É como um McNugget dizer que frango é ruim.

Isso vem de um dos trolls mais notórios do 2chan era conhecido por postar repetidamente uma imagem de Backbeard, um monstro-olho-negro-gigante de um mangá obscuro. A imagem era acompanhada sempre de um “MALDITOS SEJAM, LOLICONS!”, provávelmente vindo da indignação do troll diante dos hábitos pedorríficos do 2chan (Lolicon é o complexo, ou atração, por personagens femininas que PARECEM menores de idade. Pedobear aprova). E óbviamente eles transformaram Backbeard em uma mascote feminina. Uma mascote feminina LOLICON.

OS-TAN


Oh ME-tan, se você não fosse um sistema operacional tão horrível...

Eu falei que os Japoneses fazem mascotes de tudo, certo? Pois bem, as OS-Tan são o sonho de qualquer nerd. Sistemas operacionais de um computador transformados em garotinhas bonitas. E elas tem as mesmas características do sistema que originou. 95 é antiquada mas agressiva, 2000 é extremamente estável mentalmente, ME vive travando, XP come memória pela tonelada, mas tem grande “capacidade”, se é que me entendem… De qualquer forma, o meme se popularizou tanto que foi criado uma OS-tan oficial para o Windows 7, cujas primeiras 7777 unidades continham um wallpaper da 7-tan.

Apenas um gênio comercial como o do Bill Gates teria tal idéia!

Legado.

Embora seja atualmente influente e possua uma base de usuários gigantesca, o 2chan não pode expandir sua influência pelo fato de banir qualquer IP que não seja do glorioso nippon e por causa de utilizar apenas o Japonês como língua. Um garoto resolveu então criar seu próprio imageboard. Mas isso é outra história…

Anúncios