Embora seja uma coisa do passado, a usenet legou a internet diversos memes e lições culturais. Lições as quais nós usamos para ridicularizar e sacanaear outras pessoas completamente.

Lei de Godwin:

Hitler era vegetariano e abstêmio, logo é bom beber até desmaiar e comer carne.

O único meio de vencer O JOGO.

Em 1990, após presenciar várias discussões no fórum de computação comp.org.eff.talk, o advogado Mike Godwin formulou a seguinte lei que logo se tornaria uma das leis mais conhecidas da internet: “Quando uma discussão online aumenta de tamanho, a probabilidade de ocorrer uma comparação envolvendo Hitler ou os nazistas se aproxima de 1”.

A lei acabou se expandindo para fora da usenet, em diversos fóruns, redes sociais,  salas de chat, wikis e comentários de blogs.  Por quê? Porque comparar uma opinião que você não gosta com um dos maiores monstros da história é um ótimo jeito de anulá-la, embora atualmente essa lei seja ridicularizada e pessoas que a utilizam normalmente acabam “perdendo” a discussão.


Adolf Hussein Obama

Porque um havaiano negro que faz um plano de saúde socializado é definitivamente um nazista.

Numa flamewar não existem vencedores.

Ótimo para combos com o Hitler Card!

As flamewars são discussões incrívelmente violentas e insultantes entre membros de uma comunidade ou fórum. Normalmente elas eram frutos de uma discussão sobre assuntos polarizantes, quando um dos membros normalmente ficava de saco cheio de argumentar e acabava apelando para o Ad Hominem, ou seja, insultar o adversário. Outro motivo seria a trollagem, que será explicado mais adiante. Flamewars sempre existiram na internet, uma vez que sempre houve e sempre haverá gente que ou não sabe discutir como gente grande, ou adora uma boa e velha discórdia para tirar uma risada da situação.

Eles me veem trollando, eles odiando.

Ás vezes a primeira parte é totalmente verdadeira

A trollagem é um comportamento muito comum em certos usuários da internet. Inspirados por Sócrates, um dos primeiros trolls que criou o método socrático de ficar fazendo perguntas aos seus adversários até que eles ficassem sem qualquer argumento ou dessem o fora dali. Infelizmente Sócrates foi banido da vida real pela moderação de atenas ao ser forçado á engolir veneno de cicuta, mas seu legado persistiu.

Imagine o que eles faziam com os spammers então.

A palavra troll em si originalmente não vinha do monstro da lenda dinamarquesa, mas sim da palavra inglesa que equivaleria ao português de “pescar com rede de tarrafa”.  Isso vinha do fato de usuários de certos grupos da usenet conseguir “pescar” novatos usando métodos de trollagem. A trollagem consiste em provocar um internauta, buscando ou descarrilhar uma discussão do objetivo inicial ou simplesmente deixar a vítima extremamente irritada. A trollagem atualmente persiste em todos os cantos da internet, e seus maiores expoentes são a Encyclopedia Dramatica, um wiki de trollagem pura, e os Imageboards.

No próximo post:  A Web 1.0.

Anúncios