Durante os anos 70, a internet era até então de uso apenas do exército americano, com algumas poucas universidades a utilizando geralmente para pesquisas. Isso mudaria em alguns meses quando dois estudantes universitários criaram a Usenet, originalmente criada para a postagem de notícias, mas que logo se transformaria em um dos primeiros fórums da internet.

Durante aqueles tempos áureos dos anos 80, nerds universitários podiam postar sobre pornografia furry de Tico & Teco, iniciar flamewars sobre a continuidade de transformers e trocar detalhes sobre como fazer de seus novos computadores Amigas máquinas de tamanha potência que poderiam armazenar até DOIS megabytes de memória! Caramba!

REMEMBER REMEMBER THE ETERNAL SEPTEMBER

Setembro era considerado um mês ruim pelos usuários da usenet pelo fato de como os novos semestres de aula começavam, novos alunos acessavam a então-restrita internet e começavam a postar nos fóruns, sem conhecimento das regras sociais e netiqueta utilizada pelos veteranos. Os novatos porém, normalmente acabavam sendo assimilados depois de alguns dias,  deixando a “n00bice” de lado e virando cidadãos exemplares.

Em 1993 porém, algo aconteceu. America Online, o maior servidor da época, abriu acesso á usenet. O que antes era uma comunidade restrita no qual proto-lulz se formava e discussões no nível da arcádia romântica se tornou uma bolha de puro câncer quando crianças de 13-anos e iliteratos sem costume que usavam um computador pela primeira vez na vida entravam nos fóruns de discussão como hordas mongóis atacando os campos chineses. Um usuário previu corretamente que esse fluxo seria incontrolável e interminável.

A internet nunca mais seria a mesma.

Anúncios